domingo, 24 de julho de 2011

Waze: Aplicativo de navegação gratuito para smartphone com GPS

O Waze é um aplicativo de GPS Social para smartphones com sistema operacional Android, iOS (iPhone, iPad), Symbian e Windows Mobile.

O grande diferencial do Waze é que os usuários podem compartilhar informações sobre o trânsito em tempo real, assim como acidentes, blitz, perigos, engarrafamentos, entre outros. Além disso, ele é um GPS veicular, ou seja, ele fornece rotas turn-by-turn (instrução por instrução) para o motorista chegar ao local desejado.


Funciona da seguinte maneira: o motorista entra no carro e deixa o programa aberto no smartphone. Conforme ele dirige, o Waze envia pela Internet informações sobre a velocidade da via em que ele está. Se a velocidade estiver baixa, ele vai "cobrindo" a via de vermelho por exemplo. Os outros usuários do Waze também podem ver essa informação na tela, e assim evitar o local.

Waze: Salvador, ‎10‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2012, ‏‎19:30 
Outra possibilidade é um acidente. Se o motorista com o Waze estiver preso em um engarrafamento, ele pode inclusive tirar uma foto do local e enviar pelo programa. Os outros "wazers" receberão essa informação na hora e visualizarão a foto.

Entretanto, os mapas são mantidos por usuários voluntários. Além disso, ele começou a ser usado a pouco tempo no Brasil. Por isso, o serviço ainda é precário, faltam várias ruas em diversas cidades, e algumas nem sequer começaram a ser mapeadas.

No entanto o Waze é inteligente. Mesmo que algumas ruas não tenham sido mapeadas, ou estejam mal desenhadas, conforme mais e mais pessoas dirigem com o Waze, o programa deduz possíveis ruas, aperfeiçoa a geometria daquelas já existentes, e corrige o sentido delas se preciso. Eu inclusive sou um administrador de Salvador e dedico parte do meu tempo para mapear, conectar, nomear e corrigir ruas da cidade pelo site do Waze.

Ou seja, quanto mais pessoas utilizarem o Waze, mais inteligente ele fica, e mais pessoas voluntariamente se oferecem para contribuir com os mapas.

Sem contar a parte divertida do programa, que é a pontuação. Por exemplo, em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, tipo Pacman, e o usuário que passar por ali "comerá" as pastilhas, ganhará pontos e subirá no ranking, sem falar que implicitamente estará ajudando ao Waze a saber o sentido daquela rua. Além disso, algumas balas aparecem pela cidade com uma certa pontuação. O wazer que passar pelo local, ganhará a pontuação da bala. Existem tabelas de pontuação com o ranking dos melhores usuários, e estão disponíveis no site e no programa. Eles ganham destaque e ícones especiais para se diferenciarem dos outros usuários.

Site oficial do Waze: http://world.waze.com/
Um video mostrando a funcionalidade: http://world.waze.com/guided_tour/
Reportagem do Olhar Digital: http://olhardigital.uol.com.br/produtos ... martphone/
Artigo no Macworld Brasil: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/ ... r-caminho/
Artigo no MacMagazine: http://macmagazine.com.br/...gps-social-para-ipads-e-iphonesipods-touch/
Artigo no blog de Rodrigo Toledo: http://www.rodrigostoledo.com/2010/01/w ... ws-mobile/
Artigo no blog Qualé Digital: http://www.qualedigital.com/blog/index. ... ps-social/

Mais informações: http://world.waze.com/wiki/index.php/Brasil
Como editar mapas: http://world.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias_Brasil
Grupo de Salvador Acesse: http://www.waze.com/dashboard/groups/
Fórum: http://www.waze.com/forum/viewforum.php?f=59

DIVULGUEM O WAZE. QUANTO MAS PESSOAS UTILIZAREM TEREMOS UM SOFTWARE DE GPS LICENCIADO EM GPL V2 PARA TODA VIDA.

________________________________________
André Felício
AM Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor

Um comentário:

Dúvidas ou sugestões? Envie seu comentário.