terça-feira, 18 de abril de 2017

POG - Programação Orientada a Gambiarras

A Programação Orientada a Gambiarras (POG ou WOP – Workaround-oriented programming) é um paradigma de programação de sistemas de software que integra-se perfeitamente a qualquer grande Paradigma de Programação atual.Por definição, Gambiarra é aquilo que é de difícil concepção, de inesperada execução para tornar fácil o uso de algo que sequer deveria existir.

A Programação Orientada a Gambiarras foi uma evolução natural do uso do Programa Bacalhau, também conhecido como ATND – “Artifício Técnico Não Documentado” ( na Química, também conhecido como MTEDM – “Manutenção Técnica com Elementos Disponíveis no Momento” e na Engenharia Civil como STCT – “Solução Técnica de Cunho Temporário”, nome pouco apropriado, uma vez que, todos sabemos, as soluções se tornam permanentes), dos anos 1960–1980, e vem de uma antiga expressão brasileira: “Para quem é, bacalhau basta” (época em que o peixe seco ainda era barato). Programadores e analistas mais preocupados em usar buzzwords costumam utilizar o termo workaround para impor respeito.



Princípios da Programação Orientada a Gambiarras:
  • Se funciona, então tá certo – Acoplado ou não, txt ou sql, mil funções ou 10, design patterns… Nada disso tem valor para o usuário, que só precisa de um software funcional. O termo “escalável” é falacioso.
  • My Way – Programador esperto, se é esperto mesmo é adepto do My Way. Se você está com dúvidas, faça do seu jeito pois se der merda é você quem vai se foder (e como).
  • Murphy ou Lei de Murphy ou Lady Murphy – Para lidar com Murphy e seu exército só com POG. Murphy é sagaz e ligeiro, tá só esperando você dar mole. Nada mais rápido do que uma gambiarrazinha pra acertar o que Murphy destrói.
  • Deixe o amanhã para amanhã – Muitos programadores atrasam projetos alegando que a demora de uma implementação para seguirem regras de design patterns ou comentários que ajudarão a outros entender melhor o código. Deixe o amanhã para o otário programador seguinte.
  • Comentários/Documentação são para amadores – Um desenvolvedor deve ser treinado para ser fluente na linguagem de programação usada sem precisar de comentários/documentação, independente da consequente ruína de sua vida social. Isso também é conhecido como sétimo sentido.
  • Eficiência primeiro – Evite escrever em várias linhas o que pode ser feito em uma.
  • Fé em Deus – A informática é levianamente definida como ciência exata, quando esta é na verdade uma ciência holística. Vários casos reais de divina Providência foram testemunhados em ambientes fiéis aos princípios ruins, assim o mal foi exorcizado, e a paz instalou-se graças a fé dos gambiarrizadores. Vale dizer que: há mais mistérios entre o teclado e o monitor do que julga a sua vã filosofia.
  • 1337 h4x0r5 dud3 lol – Quanto mais ilegível, mais respeitado o código é. Consequentemente menos alterado ele é, e mais estável o sistema fica, garantindo a empregabilidade do gambiarrizador.
  • A ocasião faz o ladrão – Em determinados momentos não conseguimos escapar dela.
  • Capacidade de Abstração – Este conceito se baseia em focar-se no problema e desconsiderar conceitos e dados deios para atingir o objetivo, ou seja, o Programador deve abstrair tudo que lhe faça perder tempo como regras de negócio desnecessárias ou tratamentos de erros.
  • Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa (aka. C.H.U.T.E) – Quando nenhum dos outros conceitos se aplica, utiliza-se este até funcionar ou desistir.
  • Criatividade acima de tudo – Uma pessoa criativa não é aquela que consegue chegar a diversos lugares, mas sim, aquela que chega no mesmo lugar por diversas maneiras. Portanto, o POGer não é nada mais do que um programador criativo, que faz a mesma coisa que outros, adotando técnicas não convencionais.
  • Simplicidade acima de tudo – Se o programa funciona sem o tratamento de exceções e a verificação de campos preenchidos pelo usuário porque complicá-lo?
Gostaria de dar meus parabéns para você que se identificou com pelo menos uma dessas praticas citadas! Saiba que você é um adepto dessa incrível metodologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas ou sugestões? Envie seu comentário.