domingo, 26 de abril de 2020

Linux no Positivo Duo Q432A

O objetivo deste artigo é apenas informar, não fazer detalhamento técnico. SIM, este laptop funciona, atualmente, muito bem com Linux. Hoje estou usando plenamente com minha distribuição favorita para desktop, Arch Linux. Quero apenas ajudar as pessoas que pediram socorro nos pedidos de ajuda/avaliações negativas nos fóruns BR  (1234).

Os poréns out-of-the-box


Qual é o hardware? Apenas vá na página da Positivo. ;)
Qual seu uso? Preciso apenas de um browser e acessos remotos como: ssh, rdp, vnc e me atende bem. Se for pensar em comprar para outra finalidade, talvez não valha a pena.

Linux

Não vou falar sobre instalação de uma distribuição Linux, existem centenas de milhares de páginas que explicam como instalar.

O que faltou para uso pleno do hardware:
- Falta de firmware para o touchscreen;
- Wi-Fi sem suporte para 801.11.r (fast roaming)

Todo o resto 100% funcional.

Wi-Fi

Para o Wi-Fi peguei algumas dicas na gringa. Basicamente o laptop é um Intel® Compute Stick.

Não tente usar em redes com 802.11r com habilitado, basicamente há um bug no wpa_supplicant que insiste em usar sem haver suporte por parte do firmware da Realtek. Em teoria será corrigido, em breve, pois já existe patch - em casa tenho 6 Decos e gastei um bom tempo para descobrir que era o "Fast roaming" que tinha habilitado na solução da TP-Link

Touchscreen

Já existia o módulo do kernel (Silead) mas falta firmware.

Para extrair o firmware dos drivers do Windows e calibrar o touch, só usar o que a turma do projeto gsl-firmware e xcalibrate criaram. Obrigado turma!!

Resumo

Quer um laptop barato para uso de perfil sysadmin, excelente. Ah... já tava esquecendo do motivo do artigo :P

Arch Linux - rolling release seguindo upstream - e o arquivo abaixo com o firmware (+calibração) do touchscreen Silead que acompanha o Positivo.

https://drive.google.com/file/d/1KS2uogzo2lkS8-OYgu6Hrlqg91gJIsbl

Baixe o arquivo acima e extrai na raiz do seu sistema, ele contem firmware + calibração do touchscreen, e, alguns extras para economia de energia, emulação botão do meio do mouse e resolução do X - o laptop é vendido como tendo resolução HD, no Windows, mas assim que inicia o X a resolução vai para Full HD e perde uma boa performance.





É isso! Por favor, dúvidas, sugestões ou críticas, lancem nos comentários. ;)

4 comentários:

  1. Habilitei o módulo no kernel, mas quando vai compilar da erro de espaço insuficiente, como você conseguiu compilar o kernel neste positivo q432a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário compilar o kernel pois o módulo silead já existe há alguma tempo. Veja se sua distribuição a disponibilizou como módulo

      # modinfo silead

      Ah... e erro de espaço insuficiente é realmente que algum filesystem seu está cheio ou não está "aguentando" o crescimento ao compilar (.o, temporários, binários)

      Excluir
    2. Muito obrigado, realmente fiz o procedimento descrito no artigo e funcionou, não havia compreendido muito bem, pensei que precisava compilar, mas funcionou com o modprobe silead, o touchscreen funcionou perfeitamente com Xorg, estou usando arch com gnome, com wayland ficou descalibrado, excelente, aprendi muito,Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Funcionou também no M8W Plus, obrigadão ai :)
    E deve funcionar tambem no M11W

    ResponderExcluir

Dúvidas ou sugestões? Envie seu comentário.