domingo, 15 de maio de 2011

Ativando o DSPAM no Zimbra

O Dspam é um analisador de mail que utiliza métodos de aprendizado adaptativo para classificar mensagens como spam ou não-spam. Essa abordagem de aprendizagem proporciona níveis de precisão muito maiores do que listas negras ou estáticas.

O Zimbra possui em seu pacote zimbra-mta possui o DSpam mas ele vem desabilitado por padrão.

[zimbra@correio ~]$ rpm -ql zimbra-mta | grep dspam
...
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_admin
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_clean
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_crc
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_dump
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_logrotate
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_merge
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_stats
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspam_train
/opt/zimbra/dspam-3.9.0/bin/dspamc
...

Para habilita-lo é necessário adicionar uma pequena configuração no Zimbra.

Habilite a integração amavis<->dspam no Zimbra executando o comando abaixo:

[zimbra@correio ~]$ zmlocalconfig -e amavis_dspam_enabled=true

e logo em seguida reinicie o serviço amavisd

[zimbra@correio ~]$ zmamavisdctl restart
Stopping amavisd... done.
Starting amavisd...done.


Após ativado aparecera no e-mail os cabeçalhos do DSpam.

X-DSPAM-Result: Spam
X-DSPAM-Class: Spam
X-DSPAM-Confidence: 0.99
X-DSPAM-Probability: 1.0000
X-DSPAM-Signature: N/A

Se tiver o problema de todas as mensagem forem classificadas como SPAM, remova a base de dados do DSpam para solucionar este problema e reinicie o amavisd.

[zimbra@correio ~]$ rm -rf /opt/zimbra/data/dspam/data/z/i/zimbra
[zimbra@correio ~]$ zmamavisdctl restart
Stopping amavisd... done.
Starting amavisd...done.


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